O que é ser nômade digital?

Entenda o que é ser Nômade Digital

Já pensou em trabalhar de qualquer lugar do mundo apenas usando a tecnologia a seu favor? Essa é uma das características dos chamados nômades digitais.

Apesar de o termo ser relativamente novo no Brasil, muitas pessoas já estão fugindo dos seus empregos tradicionais para embarcar em projetos completamente novos e independentes. No ramo dos nômades digitais, esses profissionais tornam-se seus próprios chefes, sem rotina e, muitas vezes, sem salário fixo também.

Por outro lado, a flexibilidade, as oportunidades, a liberdade e a total autonomia sobre a própria vida, fazem dos nômades digitais pessoas muito mais realizadas e satisfeitas com suas decisões. A seguir, conheça mais sobre essa nova profissão e oportunidades para quem pensa em seguir esse caminho. Este artigo teve a colaboração da SEO Hacks, referência em SEO e marketing digital no Brasil.

Nômades Digitais no Brasil

Por aqui, um dos exemplos de mais sucesso na área dos nômades digitais é o casal Eme Viegas e Jaque Barbosa, criadores dos portais nomadesdigitais.com, casalsemvergonha.com.br e hypeness.com.br.

O Eme Viegas trabalhava como publicitário e ganhava 12 mil por mês. Sua esposa, Jaque, atuava como tradutora e professora de Inglês. Insatisfeitos com a vida que levavam, o casal planejou muito e começou a pegar pesado na economia financeira.

Depois de um tempo pensando no assunto, ambos deixaram seus empregos e resolveram se dedicar integralmente aos sites que criaram.

Atualmente, Eme e Jaque faturam mais de dois milhões por ano trabalhando em cafés, restaurantes, praias, hotéis, apartamentos ou em qualquer lugar com conexão à Internet. O que isso significa? Eles trabalham viajando pelo mundo! Quer coisa melhor?

Como se tornar um nômade digital?

saiba como se tornar um nômade digital

O primeiro passo e o mais importante de todo o processo será reconhecer que você realmente quer mudar de vida. Comece a pensar, refletir, estudar sobre o assunto e a cortar gastos supérfluos. Afinal, nem só de flores vivem os nômades digitais.

Trabalhe o seu autoconhecimento, encontre o seu estilo, descubra as coisas que você gosta de fazer e avalie as possibilidades de trabalhar com elas por meio da internet. Se você levar sua decisão a sério, também é muito importante definir o seu método de trabalho, poupar uma renda extra, ter autodisciplina e ser muito organizado.

Áreas de trabalho para nômades digitais

A boa notícia é que existem diversos setores para se trabalhar com web e se tornar um nômade digital. Conheça algumas áreas em destaque:

  • Fotografia: que tal se empenhar para construir um portfólio com fortes imagens comerciais e fazer dele uma opção rentável de vendas de imagens online?
  • Redação e criação de e-books: se você tem conhecimento especializado, a redação de e-books pode ser um bom caminho. Além disso, esse tipo de material é mais barato e mais simples de ser produzido.
  • Blogs de nicho: se você gosta de escrever sobre suas viagens, por exemplo, um blog pode ser uma ótima forma de ganhar dinheiro. Entretanto, será preciso trabalho duro para mantê-lo atualizado e com conteúdo de qualidade.

Outras áreas são a revisão de conteúdo, traduções e redação de artigos para web. Explore suas ideias, pesquise e aprenda a profissão em qualquer lugar do mundo!