O que é e para que serve o E-commerce

As vendas de produtos físicos vêm crescendo cada vez mais em comparação aos outros anos por conta da Internet que tem facilitado o encontro do cliente com o produto.

Esse encontro acontece através do E-commerce que é uma modalidade de compra online. Este meio de compra é muito comum atualmente, porém algumas pessoas ainda não sabem o que é e para que serve o E-commerce.

O faturamento das lojas virtuais no Brasil deve crescer mais 18% em comparação ao crescimento do ano e estima-se que o faturamento pode chegar a R$ 56,8 bilhões de reais de acordo com ABComm.

O que é o e-commerce

Ecommerce: O que é
Ecommerce: O que é

O termo E-commerce em português significa comercio eletrônico, é um tipo de comércio onde todas as transações financeiras são realizadas em plataformas eletrônicas através dos dispositivos móveis como computadores ou celulares. O E-commerce também é conhecido como loja virtual.

O E-commerce ou loja virtual foi criado nos Estados Unidos no ano de 1994, quando a empresa Pizza Hut fez o seu primeiro registro de pedido online. Já no Brasil, a loja virtual surgiu no ano de 2000.

Para conhecer mais sobre o ecommerce, eu sugiro este curso do Ecommerce do Zero.

Como funciona o e-commerce

Com o passar dos anos outros termos estão definindo o E-commerce, por exemplo, loja virtual, comércio eletrônico e loja online. O que nada mais é do que um site que vende produtos físicos ou serviços através da internet.

O E-commerce funciona da seguinte forma o cliente acessa sua loja por qualquer dispositivo como computadores, notebook e etc, a qualquer momento e escolher um produto, logo após a escolha ele faz o pagamento por cartão de crédito, boleto bancário e em alguns casos via deposito, ainda durante o processo de compra ele tem informações sobre o prazo de entrega de entrega do produto.

Porém, para ter sucesso com o comércio eletrônico é importante oferecer aos clientes funcionalidades que garantam segurança e uma navegabilidade fácil e agradável para que o cliente retorne para sua loja. Agora que você sabe o que é e para que serve o e-commerce observe como criar um.

Como criar um E-commerce

Como qualquer outro site envolvem etapas para fazer a criação o e-commerce não é diferente, porém a criação de uma loja virtual segue processos mais complexos observe abaixo.

Registo de domínio

Primeiramente para criar uma loja virtual você precisa registar um domínio que nada mais é do que o endereço online dela na internet, por exemplo, www.sualojavirtual.com.br o registo deve ser o nome da sua loja e para registrar o domínio acesse o Registro.Br.

Plataforma

A plataforma de e-commerce é muito importante, pois ela é à base da sua loja virtual e ela precisa suprir todas as suas necessidades, mas como você ainda está iniciando no ramo é recomendado escolher uma plataforma flexível que permita ser modificada sempre que você precisar.

Você também precisa de um servidor de hospedagem de sites para manter seu site em funcionamento.

Sistema de pagamento

O sistema de pagamento é quem faz toda a intermediação de transação do dinheiro entre o comprador do produto e a loja.

Atualmente as lojas virtuais podem contar com três tipos diferentes de sistemas são eles: Gateways de pagamento, intermediadores de pagamento e integração direta com adquirente.

Sistema antifraude

Em um e-commerce o sistema antifraude é importante para garantir que a sua loja não irá sofrer um golpe por parte do usuário mal intencionado, por exemplo, antifraude consegue identificar quando o cartão de crédito foi roubado e assim não libera a compra do produto.

Sem este sistema a sua loja corre o risco de não receber o dinheiro e ainda ficar sem a mercadoria.

Sistema de segurança

O seu e-commerce deve oferecer segurança para os clientes, pois eles se preocupam bastante com seus dados de cartão de crédito, endereço e etc. Portanto, escolha os sistemas de segurança abaixo:

SSL

Secure Socket Layer funciona na proteção de todos os dados dos seus clientes quando eles preenchem todo o formulário de cadastro da sua loja. Este sistema SSL consegue impedir que os invasores roubem as informações cadastrais dos seus clientes.

Scan de aplicação e IP

O Scan de aplicação e IP é uma sistema analisar vulnerabilidade da sua loja virtual para encontrar falhas que possam permitir que algum usuário consiga ter acesso ao bando de dados para roubar informações dos seus clientes.