Descubra tudo o que o seguro auto cobre

O seguro auto foi feito para proteger o seu carro de modo geral. No entanto, quando você contrata o seguro, precisa optar por algumas coberturas específicas.  Mas, que tipo de imprevistos o seguro cobre? É isso que você irá descobrir aqui!

É claro que você pode optar por diversas coberturas, mas algumas não são assim tão necessárias, por isso, você pagaria mais do que realmente precisa. Como nossa intenção é te ajudar, vamos falar um pouco sobre as diferentes coberturas, para que você entenda mais sobre as que realmente precisa contratar. Confira!

Leia também -> Seguro auto 2018: vale a pena?

O que o seguro auto cobre

Como já foi dito, existem diversas coberturas de seguro. Mas, vamos começar falando sobre as mais comuns, para que você consiga ter uma ideia de quais delas costumam ser a prioridade dos motoristas. Vamos lá?

Incêndio e Roubos

Ao optar por essa cobertura, que é uma das mais básicas, o indivíduo conta com o suporte da seguradora em casos de furto total (roubo do veículo), incêndios ou caso ocorra uma explosão do automóvel. Ele não cobre batidas, mas, como foi dito, é uma das coberturas mais básicas, por isso, não é muito cara.

Danos por terceiros

Esse também é um tipo bem básico de cobertura, que pode ser chamada de Responsabilidade Civil Facultativo de Veículos. Ela cobre danos causados por outras pessoas no veículo, sejam eles pessoais, morais ou materiais.

Vamos supor que alguém danifique seu carro enquanto você está estacionado em algum lugar, e não pare para te dar satisfações quanto ao dano causado. Quem irá arcar com as despesas desse prejuízo?

Bom, se você não conta com um seguro contra danos causados por terceiros, então, o dinheiro sairá do seu próprio bolso e pode ser bem mais caro do que pagar por esse serviço.

Muitas pessoas, que utilizam seus automóveis esporadicamente preferem optar por essa única cobertura, visto que não veem necessidade em pagar por outras. Mas, se você usa seu carro com muita frequência, então essa é só mais uma cobertura a ser escolhida por você.

Acidentes Pessoais de passageiros

Uma cobertura bem comum, mas talvez não tanto quanto a de incêndios e roubos, por exemplo, é a de acidentes pessoais de passageiros.

Ela costuma ser um pouco mais cara, porque cobre danos físicos e até mesmo a morte de pessoas que estão sendo transportadas em seu veículo num momento de acidente. Geralmente, essa cobertura é usada por pessoas que dão carona com muita frequência, e provavelmente trabalham com isso, como taxistas e motoristas de Uber, por exemplo.

Compreensiva

Essa cobertura não é muito diferente da de roubo e de incêndio, a diferença é que além disso, ela também cobre colisões (batidas). Por esse motivo, é um pouco mais cara, mas não se trata de um valor tão mais alto assim.

Quem paga por uma cobertura contra roubo e incêndio deve pensar bem e adquirir logo uma cobertura compreensiva.

Alagamentos e enchentes

É como o próprio nome já diz. Essa cobertura ressarce o proprietário do veículo caso o mesmo seja danificado em casos de alagamentos e enchentes. Essa cobertura, normalmente é paga por pessoas que vivem em regiões nas quais esses acontecimentos são frequentes.

Contrate somente o que for necessário

Muitas pessoas perdem tempo e dinheiro, principalmente, contratando coberturas das quais não irão precisar.

Essas coberturas são básicas, mas existem outras, como a de alagamentos e enchentes, por exemplo, que são destinadas a um número restrito de clientes.

Se você mora em uma região na qual não se vê alagamentos ou enchentes com frequência, qual o sentido de contratar essa cobertura? Nenhum. Tudo o que você vai estar fazendo é desperdiçando dinheiro.

Contratar tipos diferentes de cobertura é muito importante, sim, mas somente as que forem realmente úteis para você e seu veículo. Caso contrário, sempre será desperdício.

Meu Seguro Auto.org

Agora você já conhece tudo o que o seguro auto cobre. As coberturas mais comuns geralmente são aquelas fundamentais, mas pode ser que você deva recorrer à outras que não são assim tão usadas pelas pessoas.

De qualquer forma, manter seu veículo seguro sempre é a prioridade. Para mais dicas de como fazer isso, acesse o Portal Meu Seguro Auto e aproveite as dicas.