Como funciona a tecnologia Big Data

Entenda como funciona a tecnologia Big Data

Graças ao Big Data as empresas estão podendo criar novos produtos e fazer marketing de uma maneira mais acertada, pois está tecnologia permite a extração de informações insights que são fundamentais para as decisões e estratégias de negócios. Conheça também a Contraktor, empresa de assinaturas digitais.

Essa tecnologia tem o objetivo principal melhorar os métodos de trabalho dos seus usuários, pois possibilita as interpretações rápidas e valiosas relacionadas às tendências do mercado, também sobre o comportamento dos consumidores, além das potenciais oportunidades.

Esta tecnologia é muito procurada pela as empresas querem se posicionar melhor no mercado. No entanto, algumas empresas não sabem o que é e como funciona tecnologia Big Data.

O que é o Big Data

o que é big data

O Big Data é um termo que descreve uma tecnologia de grande volume de dados que são estruturados e de dados não estruturados. Esses dados são os que sobrecarregam as empresas todos os dias.

No entanto, não importa a quantidade de dados que estão disponíveis, mas sim o que as empresas fazem com eles. Com a tecnologia big data é possível analisar melhor os insights que podem ser uteis nas decisões e ações estratégias de negócios.

No entanto, está tecnologia não é nova como todo pensa, ela se tornou popular no ano de 2000 quando o Google e o Yahoo passaram a utilizá-la para fazer melhorias nas suas plataformas com o objetivo de aumentar o seu alcance.

Em um termo simples a tecnologia big data está se referindo ao grande armazenamento de dados, que podem ser utilizados para várias utilidades e que podem ser interpretados para perceber mudanças no mercado para saber como está se comportando.

Entenda como funciona a tecnologia Big Data

Uma forma mais simples para você entender como está tecnologia funciona é explicando o contexto dos 5Vs que fazem parte do Big Data.  Antes a tecnologia contava apenas com 3Vs que eram volume, velocidade e variedade. Depois foi adicionado a Veracidade e o Valor.

Volume

A tecnologia permite o armazenamento de fontes variadas como redes sociais, transações comerciais e também dados automáticos que são transmitidos através de maquinas ou sensores. Através desta tecnologia tudo que acontece na empresa é registrado em números em um grande servidor que armazena todos os dados.

Variedade

A tecnologia Big Data acumula muitas informações, por conta disso fica mais complexo gerar os dados necessários, porém com a grande variedade de dados armazenados a possibilidade de gerar informações úteis e maior.

Velocidade

A velocidade desta tecnologia é dos seus grandes desafios, pois devido o grande volume de variedades nos dados que são coletados, todo o processo precisa ser ágil para gerar as informações que são necessárias.  

Veracidade

A veracidade está relacionada ao quanto à informação é verdadeira. Devido a grande quantidade de informações armazenadas podemos nos confundir com, por isso, é fundamental ter cuidado sobre a veracidade dos dados.

Valor

O ultimo V da tecnologia é o valor. Se você se esforçou para gerar informações que não serviram para nada, o valor do seu trabalho é quase zero, por isso é fundamental entender bem o contexto e a necessidade para gerar a informação correta.

Agora que você sabe o que é e como funciona a tecnologia Big data nas empresas, não perca mais tempo e comece a utilizá-la no seu negócio.