Como escolher a hospedagem de site adequada para o meu projeto?

Entenda como escolher a hospedagem ideal

Muitas empresas, principalmente de pequeno e médio porte buscam ter um site ou uma loja virtual para ter presença online na internet. E para isso, é preciso escolher um bom serviço de hospedagem de site. Existem vários tipos de servidores para o seu projeto e para contratar o melhor você deve se atentar alguns fatores importantes.

Para entender qual é o melhor tipo de hospedagem para você, é necessário saber qual é o objetivo e a estrutura que você pretende montar para o seu projeto. É importante saber, por exemplo, como será o layout do site, se ele hospedará muitos arquivos, contará com plugins, etc.

Existem inúmeras empresas e planos de hospedagem disponíveis no mercado com os mais variados benefícios e preços e entender o que você precisa é uma excelente maneira de dar um norte para você nessa busca.

Você sabe quais são os principais tipos de hospedagem de sites?

tipos de hospedagens

Existem vários tipos de hospedagem de sites, cada um tem suas vantagens e suas contraindicações. O ideal é que você distingue os tipos pela sua necessidade atual. É fundamental que o plano de hospedagem contratada por você tenha utilidade para seu projeto e facilite sua vida.

Confira abaixo quais são as principais opções de hospedagem de sites, compare e defina qual é a melhor alternativa para o seu site:

Hospedagem com servidor dedicado

Esse tipo de hospedagem é indicado para quem possui sites que demandem muitos recursos como uma loja virtual de grande tráfego ou um portal de notícias. O servidor dedicado traz exclusividade e segurança para que as informações de sua empresa e seus clientes estejam seguras.

Além disso, essa opção conta com mais espaço de armazenamento, recursos mais robustos e consegue manter o site em alto desempenho.  Por conta disso, o preço de um plano de hospedagem com servidor dedicado é mais caro, mas para quem um grande volume de tráfego e pode realizar o investimento, com certeza, vale muito a pena.

Hospedagem Compartilhada

Como o próprio nome já diz, a hospedagem compartilhada indica que você divide o servidor com outros projetos. Resumindo, você tem direito a utilizar uma parte dos recursos do servidor. Com isso, esse tipo de hospedagem é mais indicado para projetos menores.

A capacidade de armazenamento e de recursos são mais limitados e podem atrapalhar o funcionamento de sites com muitos arquivos ou muito tráfego.  Para quem não tem a possibilidade de fazer um grande investimento, a hospedagem compartilhada é uma boa opção para iniciar um projeto. É claro, que com o crescimento do seu site você terá que migrar para um servidor mais robusto.

Hospedagem Gratuita

Nesse tipo de hospedagem, o usuário utiliza um servidor de hospedagem gratuito. Esses servidores geralmente possuem uma boa capacidade de personalização, mas possuem limitações em seus recursos.

A grande vantagem é que eles são gratuitos, em certos casos como no uso do WordPress ou do Blogger, você não precisará necessariamente arcar om um domínio próprio, já que as plataformas cedem uma URL atrelada ao nome das empresas.

Esse tipo de hospedagem só é indicado para projetos menores, principalmente blogs pessoais. Quem pretende ter um site e passar uma imagem profissional deve juntar mais grana e investir pelo menos num servidor compartilhado para conseguir destaque no mercado digital.

Como avaliar um serviço de hospedagem de site?

Bom, já para entender um pouco dos tipos de hospedagens mais comuns no mercado. Agora, veja quais são os fatores importantes que vão lhe ajudar a diferenciar planos de diferentes empresas e proporcionar uma melhor oportunidade de escolha.

Confira quais os principais fatores:

Espaço de armazenamento

O espaço de armazenamento varia de plano para plano. Em muitos casos, o espaço em disco é limitado e pode dificultar sua empresa quando se torne preciso migrar seu site para um servidor mais robusto.

Por isso é importante ter em mente qual é o objetivo do seu projeto e definir uma média de necessidade de espaço de armazenamento. Só assim, você poderá verificar se um plano de hospedagem tem ou não capacidade de atender as suas necessidades.

Tráfego de dados

Um dos recursos que os planos de hospedagem mais limitam é o tráfego de dados. Esse é um fator importantíssimo na hora de escolher o melhor plano possível. A ideia aqui é verificar qual é a capacidade de tráfego que o servidor de hospedagem suporta.

Então, mais uma vez se volte aos objetivos do seu projeto e faça uma média do nível de tráfego que você pretende atingir com o seu site. A partir daí, entenda se uma opção mais limitada já lhe atende, ou se será preciso contar um plano que tem um desempenho capaz de suportar altos limites de tráfego de dados.

Suporte especializado

O suporte técnico é um dos fatores mais importantes na hora de contratar uma hospedagem de site. É lógico que segurança é primordial não é mesmo? Então, você precisa checar quais são os canais de atendimento da empresa e se o suporte técnico do plano avaliado funciona no regime 24 x 7, ou seja, 24 horas por dia, sete dias por semana.

Como você nunca quer que seu site saia do ar, já que isso pode prejudicar bastante sua empresa, dê muita importância na hora da escolha de um plano de hospedagem para aquele que tem um suporte técnico de excelência.

Velocidade de carregamento

O último fator que citaremos nesse texto é a velocidade de carregamento. Esse recurso é importantíssimo para garantir que o seu site tenha um carregamento rápido e possa prover uma experiência incrível para os usuários. A hospedagem do seu site não deve ser lenta, e se for você terá problemas futuros.

Para isso, busque pegar planos mais robustos e avaliar qual deles tem o melhor custo-benefício, servidores dedicados ou hospedagem cloud geralmente possuem desempenhos melhores e podem ser a recomendação ideal para a maioria dos projetos.

O seu site não pode estar hospedado num servidor lento, isso pode fazer com que as páginas demorem a carregar e você perca vários clientes por causa disso. Por isso, é essencial procurar e contratar um plano que garanta um bom desempenho para o seu projeto.

 

 

Add a Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *