O que são suplementos alimentares?

o que são suplementos
Cada vez mais presentes no nosso dia a dia, os suplementos alimentares, como o próprio nome diz, são substâncias químicas produzidas especialmente para complementar a alimentação.

Seja pela má alimentação ou condições de insuficiência específicas, existem situações nas quais somente o alimento não consegue suprir todas as necessidades de nutrientes do organismo. Nesses casos, os suplementos alimentares atuam como coadjuvantes e ajudam a suprir o déficit nutricional.

Segundo dados da Associação Brasileira da Indústria de Suplementos para Fins Especiais e Congêneres (Abiad), 54% dos lares brasileiros possuem ao menos uma pessoa que consome algum tipo de suplemento.

A maioria dos usuários buscam objetivos específicos, como melhora do desempenho físico, emagrecimento, entre outras finalidades.

Os suplementos alimentares são produtos compostos por fontes concentradas de substâncias, tais como vitaminas, minerais, fibras, proteínas, aminoácidos, ácidos graxos, ervas e extratos, probióticos, aminoácidos, enzimas, carotenoides, fitoesteróis, entre outros.

   Conforme sua composição, os suplementos podem apresentar efeitos nutricionais, metabólicos e/ou fisiológicos. O produto pode ser encontrado nas formas sólida, semissólida, líquida e aerossol, como tabletes, drágeas, pós, cápsulas, granulados, pastilhas mastigáveis, líquidos e suspensões.

 

Para que servem os suplementos alimentares?

Os suplementos alimentares são produtos elaborados para complementar a dieta diária de pessoas saudáveis. Diferentemente de um medicamento, o suplemento não tem por objetivo a cura ou o tratamento de doenças. Mas sim, compensar um possível déficit de nutrientes. Dessa forma, auxiliar na prevenção de algumas condições.

O suplemento é recomendado suprir a falta de algum nutriente, quando por diversas razões, a dieta por si só não consegue suprir as necessidades diárias. Ou quando há a necessidade específica de algum nutriente, como no caso de indivíduos com algum tipo de disfunção

 

O mercado de suplementos no Brasil se fortalece com a demanda crescente dos consumidores cada vez mais preocupados com a saúde e o bem-estar. Um exemplo disso é a disseminação do uso de suplementos entre os praticantes de exercício físico.

Seja para aumentar a performance, ganhar mais massa muscular ou apenas repor níveis de vitaminas e minerais. Em determinados esportes ocorre um desgaste físico muito grande e as quantidades necessárias de nutrientes são diferentes do que para um indivíduo que não se exercita.

Mesmo sendo de venda livre, ou seja, não necessita de prescrição médica para comprar, é importante que os suplementos sejam utilizados com cautela e respeitando a dose recomendada pelo médico ou nutricionista.

Para garantir a sua eficácia, é importante seguir as recomendações médicas em relação à dose e ao tempo de ingestão. Uma vez que o excesso de vitaminas ou outras substâncias podem prejudicar o fígado e os rins.

Outro cuidado que se deve ter é a procedência dos suplementos. Procure sempre por produtos de qualidade e certificados, como os da Nutriblue, a empresa líder em vendas de Suplementos Nutricionais no Brasil.

São mais de 5 anos atuando com comprometimento e constante melhoria da qualidade de vida das pessoas e de sua linha de produtos.

 

Tipos de suplementos alimentares

Existem hoje no mercado diversos tipos de suplementos alimentares. São suplementos para auxiliar atletas e praticantes de atividade física à melhorarem seu rendimento, ganhar massa muscular.

Outros voltados para a reposição de vitaminas e minerais ou auxiliar o metabolismo, perder peso e melhorar a saúde intestinal.

Dentre os principais tipos de suplementos alimentares, estão:

  • Suplemento alimentar hipercalórico

São suplementos que possuem um alto teor de calorias. São compostos geralmente por carboidratos como a maltodextrina e dextrose. Estas possuem alto índice glicêmico e, por isso, são rapidamente absorvidos pelo organismo.

Os suplementos hipercalóricos são indicados pessoas com o metabolismo acelerado, que tenham dificuldade de ganhar massa magra. Outro uso bastante comum é por esportistas que gastam muitas calorias nos treinos longos e intensos.

 

  • Suplemento alimentar protéico

São suplementos ricos em proteínas, seja na forma concentrada, hidrolisada ou isolada. Esse tipo de suplemento é utilizado para a recuperação muscular após treinamento de força e ganho de massa muscular.

Um exemplo bem conhecido de suplemento proteico é o Whey protein.

  • Suplemento alimentar termogênico

São suplementos ricos em substâncias que aceleram o metabolismo. Dessa forma, contribuem para a perda de peso e de gordura corporal.

Alguns exemplos são: Cafeína, L- Carnitina, Ômega 3. Apesar de aumentarem o metabolismo basal e auxiliarem no processo de emagrecimento, estes suplementos não excluem a necessidade de seguir uma dieta hipocalórica e realizar atividade física.

  • Suplemento alimentar antioxidante

São suplementos compostos de vitaminas e minerais que agem como antioxidantes. Dessa forma, combatem os radicais livres produzidos pelo organismo, auxiliando na prevenção do envelhecimento precoce e algumas doenças, tais como cânceres, Alzheimer, entre outros.

  • Suplemento alimentar hormonal

Os suplementos hormonais são compostos de substâncias precursoras de hormônios. Dessa forma, fornece os nutrientes e estímulos naturais para a produção de hormônios endógenos no organismo.

  • Suplementos polivitamínicos e minerais

Suplementos a base de vitaminas e minerais, quanto em conjunto, quanto isolados. São indicados para pessoas que necessitam da complementação de vitaminas e minerais específicos no dia a dia.

São exemplos, vitaminas do complexo B, vitamina C, polivitamínicos em geral, entre outros.

 

Melhores suplementos alimentares

O suplemento de proteína Whey é um dos suplementos alimentares mais consumidos por atletas amadores. Por auxiliar no ganho de massa muscular, ele é bastante difundido entre os frequentadores de academia.

Extraído do soro do leite, o Whey é rico nos chamados aminoácidos essenciais. As quantidades desses aminoácidos no whey é muito maior do que em outras proteínas.

O Whey também possui grandes quantidades de aminoácidos de cadeia ramificada, os chamados BCAA, principalmente a Leucina. Esta é fundamental no processo de síntese proteica, principalmente na reconstrução muscular pós-exercício.

A creatina é um suplemento alimentar muito utilizado por pessoas que desejam melhorar sua performance atlética.

Indicada para atletas que necessitam de energia de alta intensidade e curta duração, ela fornece energia para o músculo, dando maior intensidade e força em seus treinamentos.

Como atua na síntese muscular esquelética, a creatina também é uma opção para quem deseja o aumento de massa muscular.

Na Nutriblue você encontra o MEGA COMBO, contendo 01 WAXY WHEY 900G + 01 BCAA 800 + 01 100% CREATINE + 01 POLIVITAMINICO NUTRIBLUE para o seu máximo rendimento atlético.

Já a maltodextrina e a dextrose são suplementos hipercalóricos ricos em carboidratos. São muito utilizados para praticantes de atividades físicas desgastantes, como maratonas e/ou Ironman, onde se necessita um fornecimento rápido de energia.

A L-carnitina é um aminoácido muito utilizado com o objetivo de emagrecimento. Uma vez que atua no metabolismo dos ácidos graxos de cadeia longa, fazendo com que o corpo utilize mais gordura como fonte de energia.

 

Diversos suplementos alimentares, suplementos naturais, você encontra no site da Nutriblue.

 

Para aumentar a imunidade, combater os radicais livres, dar energia, proteger os ossos, prevenir diversas doenças e promover o correto funcionamento do organismo, as vitaminas e minerais são fundamentais.

Conheça o Suplemento mineral  magnésio dimalato que combina o magnésio com o ácido málico, dois nutrientes imprescindíveis para uma vida perfeita!

E mais o Complexo B em Capsulas Nutriblue; formado por um grupo de oito vitaminas: tiamina (Vitamina B1), riboflavina (Vitamina B2), niacina (Vitamina B3), ácido pantotênico (Vitamina B5), piridoxina (Vitamina B6), biotina (Vitamina B7), ácido fólico (Vitamina B9) e cobalamina (Vitamina B12) essenciais para manter o correto funcionamento do organismo.

Visite o site da Nutriblue e conheça mais dos produtos. Todos com GARANTIA DE QUALIDADE, REGISTRADOS NA ANVISA e com ALVARÁ SANITÁRIO.

No site da Nutriblue, você compra seu suplemento alimentar com total segurança e garantia de qualidade.

 

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *