Marketing de afiliados: ganhe dinheiro com seu blog

Se você tem se interessado em algum momento nas diferentes maneiras de rentabilizar um blog e ganhar dinheiro com ele, você certamente já ouviu falar sobre marketing afiliado.

O marketing de afiliados é uma das técnicas preferidas por muitos blogueiros que decidem rentabilizar o trabalho investido em seus blogs. Na verdade, existem muitos blogueiros que ganham um bom dinheiro através de marketing afiliado, porque com uma boa estratégia, é fácil gerar mais receita do que com publicidade online.

O que é marketing afiliado?

Primeiro de tudo, é importante ser claro sobre marketing afiliado. Trata-se de obter uma comissão graças à derivação do tráfego do seu blog para a Web de terceiros, fazendo com que o visitante compre.

Em suma, trata-se de promover o produto de um terceiro, seja um blogueiro, uma empresa que ofereça serviços ou uma loja online que recebe esse usuário que você enviou para comprar. Em troca, você recebe uma comissão desde que tenha realizado uma função comercial.

Vantagens do marketing de afiliados

A coisa boa sobre marketing afiliado é que é uma estratégia em que todos ganham. Em um lado, o vendedor que com pouco de esforço pode gerar vendas, o cliente deve estar feliz porque ele tem obtido um produto que precisava e você garantiu a sua comissão pela venda.

A grande vantagem em trabalhar com marketing da filiados é que o produto que você está promovendo a você realmente não custa nada.

Não há processo de criação, manutenção, melhoria ou suporte após a venda, você só recomenda. O melhor de tudo é que você nunca perderá, no pior dos casos você não ganhará nada, mas não perderá dinheiro por tentar vender um produto no seu mini site.

As chaves para uma boa estratégia de marketing de afiliados

Se você chegou até aqui talvez você pense que o marketing da filial é a panacéia quando se trata de gerar renda passiva na internet. Tome muito cuidado, porque este é o principal erro de muitos blogueiros que entram nesse mercado e depois que trabalhar com afiliação não dá resultados.

Promover os produtos de outras pessoas tem que ser muito mais do que dar autopromoção e gerar posts e tickets onde você só tenta vender um produto. É por isso que, para realizar uma boa estratégia de marketing de afiliados, você deve ter em mente os seguintes pontos:

  • Forneça valor:

É sempre importante dar antes de receber e no caso de um blog que é operado por afiliação não é diferente. Por que eu vou te ouvir? Primeiro você terá que agregar valor, criar uma comunidade, tornar-se uma referência em seu setor e a partir daí recomendar um produto, não antes.

  • Experiência própria:

Existem muitos programas afiliados, por isso é melhor fazer os testes você mesmo. Nada melhor do que a sua própria experiência para escolher os produtos que você realmente conhece  e atender às expectativas.

  • Credibilidade:

Intimamente relacionado ao ponto anterior, não faz muito sentido vender um produto que você não conheça. Geralmente o que se faz é oferecer produtos que o próprio blogueiro usa porque ele gosta, isso dá credibilidade. Se eu recomendo uma hospedagem e acontece que tenho minha web hospedada em outra, qual é o sentido nessa oferta? Vender apenas!

  • Pense nas necessidades do seu público:

Existem programas afiliados para quase tudo, mas isso não significa que você possa oferecer qualquer coisa. Você deve se adaptar ao seu público e pensar em quais serviços são realmente interessantes para ele. As empresas de hospedagem oferecem comissões atraentes, mas se eu tenho um blog de moda ou beleza, não faz muito sentido recomendar empresas de hospedagem. Você terá que se concentrar em produtos cosméticos e acessórios que trabalham com lojas online que oferecem programas afiliados.

Principais plataformas de marketing de afiliados

Agora que você sabe todas as vantagens e pontos para levar em conta o marketing da filiados, é hora de agir. Para isso, grandes lojas como a Amazon têm seus próprios programas afiliados. No entanto, existem plataformas genéricas, também conhecidas como market place, onde você pode encontrar todos os tipos de produtos sob o sistema de afiliação.

Aqui estão as principais empresas de marketing de afiliados do Brasil:

  • Hotmart: Venda de produtos digitais como cursos online, ebooks, palestras e cursos em vídeo.
  • Monetizze: Vendas de produtos digitais assim como a Hotmart, mas não se limita apenas e esse tipo de produto, oferecendo também produtos físicos como suplementos, artigos adultos e outros.
  • Eduzz: Plataforma de cursos online com uma grande variedades de cursos digitais em oferta.

Existem mais plataformas de afiliados, bem como empresas que oferecem seus próprios programas, mas para começar e pensar no mundo do marketing de afiliados, estes são os três principais com os quais você pode cobrir uma ampla gama de produtos e serviços.

Em suma, o marketing de afiliados pode ser a melhor maneira de gerar renda passiva constantemente com o seu blog, mas você deve levar em conta os aspectos que mencionamos. A autopromoção e a venda direta e agressiva não funcionam, você deve agregar valor e recomendar os produtos que você realmente conhece e que você compraria.

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *