Dicas para desenvolver sua inteligência emocional

Travis Bradberry e Jean Greaves, autores do livro Inteligência Emocional 2.0, fizeram uma pesquisa e constataram que apenas 36% das pessoas conseguem identificar suas próprias emoções. No mesmo estudo, concluíram também que o QE, Quoficiente Emocional atual faz parte de 58% da população e é um fator valioso, que mostra por exemplo, o sucesso profissional que uma pessoa terá em determinada área.

Hoje é notório que ter Inteligência Emocional abre portas não só de empregos melhores, como de oportunidades de conhecer novas pessoas e saber como administrar conflitos.

E o melhor é que a Inteligência Emocional não é uma virtude apenas de quem nasceu com ela, mas pode ser desenvolvida em qualquer pessoa. Neste artigo incrível, daremos dicas de como desenvolver sua inteligência emocional e mudar os rumos de sua vida para muito melhor.

Analise Suas Ações E Reações

Observe como você age diante das obrigações do dia a dia. Observe mais ainda como são suas reações diante das situações que acontecem. É importante fazer essa análise, pois uma das coisas que demonstram uma pessoa com elevada Inteligência Emocional, é o cuidado em olhar pra si e se conhecer.

Perceba como você encara uma discussão hoje em dia. Se no passado você gritava e partia para violência e hoje ouve, procura pensar em suas atitudes e busca dialogar, evitando maiores conflitos, mostra que conseguiu atingir um nível de inteligência emocional superior e que consegue se manter no controle da situação.

Lide Com As Situações Negativas Com Maturidade

Ninguém tem a vida perfeita, onde tudo é as mil maravilhas e nada de ruim acontece. As vezes aparecerão situações que você terá que lidar e que não são nem um pouco positivas e agradáveis.

Nesses casos é preciso encarar tudo com maturidade, principalmente quando são coisas que estão fora do nosso controle como a morte de um ente querido por exemplo. Diante de situações ruins, analisar a vida e entender tudo com naturalidade ajuda a não se desesperar.

Encare As Pressões Do Dia A Dia

Encare As Pressões Do Dia A Dia

Todos os dias precisamos lidar com muitos desafios e as pressões da vida são comuns e precisamos saber como trabalhar bem com elas. Ter vários trabalhos para entregar, é uma consulta ou exames que precisa fazer, são reuniões e aquela ligação para os amigos que precisa acontecer…

…tudo exige muito de nós e é preciso ter uma agenda e organizar no dia para termos tempo pra tudo para não se enrolar. Além disso, as pressões que não podemos evitar também devem ser levadas em conta como urgentes ou prioritárias, pois o que é urgente é pra já mas nossa prioridades é tudo o que é importante. Então valorize suas prioridades e gerencie as urgências com inteligência.

Fale O Que Sente

A Inteligência Emocional também tem a ver com o demonstrar e saber se expressar. Encontre aquela amiga do coração e desabafe, ligue para um parente querido ou conte para seu parceiro o que acontece com você. Se essas pessoas não derem bons conselhos ou não ter ninguém pra conversar procure um profissional como um psicólogo.

Ao contrário do que se acreditou por muito tempo, psicólogos não são médicos de loucos, mas profissionais que ajudam no autoconhecimento e na resolução de problemas emocionais e doenças psicológicas. Portanto não existe desculpa para guardar seus sentimentos e emoções pra si, desabafar faz bem e nos deixa muito mais leve.

Respeite E Exija Respeito

Isso tem muito a ver com os conceitos que temos das pessoas. As vezes criamos crenças e estereótipos de outros indivíduos, o que pode fazer com que não sejamos exatamente as pessoas mais respeitadoras das diferenças. A Inteligência Emocional também tem a ver com a maneira como trato os outros e inclusive como quero ser tratado.

Exija que suas opiniões sejam respeitadas e a forma de viver também. Ninguém é obrigado a aceitar suas escolhas mas o respeito é fundamental. Em caso de conflito, inteligentes emocionais sabem bem como sair por cima, apenas ignorando ou não entrando em conflitos sem sentido. Se preserve!

Seja Mais Empático

Seja Mais Empático

A empatia é eu me colocar no lugar da outra pessoa, e isso é uma virtude quase que rara hoje em dia. Exercite seu respeito e amor ao próximo, se colocando no lugar dele, tentando entender a forma como ele enxerga o mundo e vive nele. Quando fazemos isso, conseguimos ter mais consciência sobre os outros e principalmente sobre nós mesmos.

Aprenda Inteligência Emocional

A Inteligência Emocional é algo sensacional, mas com certeza não é fácil adquirir. É preciso abrir mão de muitas coisas e criar novos hábitos e crenças para ter uma mente e corpo seguro e no controle de seus sentimentos e desejos. Na FBV Cursos, escola online 100% digital e de cursos grátis, oferece o curso Inteligência Emocional e a chance de você aprender mais sobre si e como trabalhar suas emoções.

No curso você aprenderá Conhecimento x Comportamento, Tipos de Inteligência e muito mais! Matricule-se hoje no curso Inteligência Emocional e no fim, tire seu certificado aceito em todo Brasil. Acesse agora!

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *