Empréstimo Pessoal: O que é um empréstimo Pessoal?

Você já ouviu falar de empréstimo pessoal? Tem dúvidas sobre do que se trata? Então acompanhe nosso post e entenda o que é um empréstimo pessoal.

 

O que é um empréstimo pessoal?

O empréstimo pessoal é uma modalidade, oferecida por instituições financeiras para uso pessoal, ou seja, você escolhe o que fazer com o dinheiro. É um empréstimo vantajoso pois normalmente não tem burocracia e é muito rápido.

Geralmente é realizada uma breve verificação da sua condição financeira, e se o crédito for aprovado já é liberado na hora, ou em poucos dias. No entanto os juros não são muito atrativos, sendo mais altos do que juros empresariais por exemplo.

Mas é uma excelente opção para quem teve alguma dificuldade ou contratempo e deseja sair do vermelho.

 

Recorrendo ao empréstimo pessoal

Não se sinta mal se você acabou extrapolando e ficando com dívidas, isso acontece com muitos brasileiros. No entanto é importante ressaltar que nem sempre vale a pena recorrer ao empréstimo pessoal. Nossa sugestão é que esse meio seja utilizado em alguns casos específicos, tais como:

 

1.      Fique em dia com o cheque especial e cartão de crédito

Digamos que ocorreu alguma emergência, você foi viajar e gastou mais do que deveria e agora está com dificuldade em pagar a conta do cartão de crédito ou cheque especial. Neste caso o empréstimo pessoal é uma boa alternativa. Já que o cartão de crédito e o cheque especial, possuem juros altíssimos e que podem te deixar em maus lençóis. Então vale a pena quitar a dívida e pagar juros menores.

 

2.      Emergências e urgências:

As emergências ocorrem quando não estamos preparados para determinados acontecimentos. Imagine que você precisa de uma cirurgia de emergência que o plano de saúde não cobre e não consegue agendamento pelo SUS. É a sua vida que está em jogo, então você recorre a um empréstimo pessoal para sair desse momento de dificuldade.

 

3.      Tire um sonho do papel

Imagine que apareceu uma oportunidade excelente de negócio, mas você não tem o dinheiro para realizar a negociação. O carro que você tanto quer comprar, uma viagem que você quer fazer há muito tempo. Você pode recorrer ao empréstimo pessoal. No entanto, tenha certeza de que está realizando um bom negócio, fuja do primeiro impulso, e análise com cautela a viabilidade.

 

4.      Abra o seu negócio

Outra forma de utilizar o crédito de um empréstimo pessoal, e investir no seu negócio, caso você seja um empreendedor por exemplo. Existem várias linhas de crédito empresariais no mercado, mas nem sempre você consegue provar a viabilidade da sua ideia para o banco não é mesmo? O empréstimo pessoal não condiciona a utilização do dinheiro, assim você pode escolher onde investir.

Mas lembre-se, é sempre bom buscar primeiro as opções tradicionais, já que os juros são menores. E tenha a certeza que o crédito irá auxiliar no crescimento do seu negócio, e lhe trará retornos futuros.

 

E então, conseguiu entender melhor como funciona o empréstimo pessoal? Espero que tenha lhe ajudado.

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *