Como se Dar Bem Após Ser Demitido

Ser demitido do seu trabalho pode ser uma experiência humilhante e aterrorizante. Independentemente do motivo pelo qual seu empregador o rescindiu, você pode sentir que falhou com a empresa. A parte aterrorizante vem do medo de que você nunca conseguirá outro emprego.

Muitas pessoas são demitidas e isso não afeta sua capacidade de conseguir outro emprego. Os empregadores olham muito mais favoravelmente para as pessoas que foram despedidas de um emprego do que as que desistiram sem ter outro emprego na fila. Com poucas exceções – como um funcionário com um histórico de trabalho ruim que contenha uma rescisão após a outra – só porque você foi demitido, não significa que você não seja empregável.

Aprenda com a sua demissão

Sua confiança pode ser abalada, dependendo do motivo pelo qual você foi encerrado. Se fosse por desempenho ruim no trabalho e você achava que suas habilidades estavam muito acima do medíocre, você poderia começar a questionar se você é tão bom quanto você acredita que é. No entanto, não atender às expectativas de desempenho de uma empresa não deve sugerir que você não excederá as expectativas de desempenho de outra empresa. Se você foi demitido por algo que estava totalmente sob seu controle, avalie o que você poderia ter feito para evitar o término, como estar no horário ou manter um bom comparecimento.

Garanta seus benefícios

Um dos principais motivos que as pessoas ficam apavoradas ao serem demitidas é com o salário que não irá mais receber. Mas o governo tem um programa de auxílio para ajudar quem foi demitido sem justa causa. Este benefício te ajuda financeiramente por um tempo determinado. O objetivo deste auxílio é não deixar a pessoa totalmente desamparada, até encontrar outro emprego.

Faça já o Agendamento Seguro Desemprego, e comece a receber este benefício.

Reavaliar suas habilidades

Talvez uma avaliação de desempenho excessivamente subjetiva tenha levado ao seu término. Em qualquer caso, revise as áreas em que você pode precisar de melhorias antes de ajustar seu currículo. Reavalie suas habilidades profissionais antes de começar a procura de emprego para encontrar o emprego mais adequado às suas capacidades. Fale com um conselheiro de carreira sobre uma avaliação de suas habilidades e qualificações.

Atualize seu currículo

Todos se preocupam com o que escrever em seus currículos depois de serem demitidos. A verdade é que você nem precisa colocar isso no seu currículo. Tudo o que é necessário é datas de início e término e descrições de trabalho.

O objetivo de um currículo é conseguir uma entrevista. É aí que a questão vai surgir. Você pode ter uma lacuna em suas datas de currículo, ou o entrevistador pode simplesmente perguntar por que você deixou seu último emprego ou por que você está procurando um novo emprego. Só não coloque em seu currículo por que você deixou seus outros trabalhos. Se fizer isso, você precisará escrever que foi demitido.

Daqui para frente

A única maneira de uma rescisão prejudicará suas chances de emprego futuro se você guardar rancor, falar mal do seu antigo empregador ou revelar a um recrutador que está processando a empresa que o demitiu. Isso é suficiente para fazer um recrutador questionar se contratar você seria uma decisão sábia. Aprenda com o término, aborde sua busca de emprego com uma atitude positiva e você encontrará emprego novamente.

Comente este artigo

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *